Pular para o conteúdo
Início » A Atividade Física e a Poderosa Liberação dos Hormônios do Bem-Estar

A Atividade Física e a Poderosa Liberação dos Hormônios do Bem-Estar

Imagine que ao realizar uma atividade física, seu corpo libera uma série de hormônios responsáveis por proporcionar sensações tão prazerosas quanto o momento em que você saboreia seu doce preferido ou desfruta de uma refeição favorita enquanto assiste TV. É isso mesmo, a atividade física é capaz de desencadear uma recompensa interna tão gratificante quanto esses momentos relaxantes ou indulgentes do cotidiano.

Muitas vezes, falamos pouco sobre o que realmente ganhamos ao praticar exercícios, especialmente aqueles de nós que nos consideramos atletas ou que nos dedicamos a uma atividade física regular capaz de liberar esses tão aclamados hormônios do bem-estar. Entretanto, há algo fundamental que tendemos a esquecer: a necessidade humana de se sentir recompensado após um longo dia de trabalho árduo. Essa sensação é intrínseca ao ser humano, e como escolhemos nos recompensar diz muito sobre nós.

Há apenas dois motivos capazes de manter alguém motivado para realizar qualquer coisa: buscar uma recompensa ou evitar um perigo. Diariamente, somos impulsionados a buscar recompensas por nossas ações, especialmente quando estas demandam um desgaste físico ou mental considerável.

É por isso que começar uma rotina de exercícios é tão desafiador. Nossa mente, muitas vezes, não enxerga uma recompensa imediata que justifique acordar cedo, sair da cama confortável e encarar uma academia movimentada após um longo dia de trabalho.

Exercícios: Hormônios para o Bem-Estar

Essa é a diferença marcante entre aqueles que mantêm uma rotina de treino constante e aqueles que frequentam a academia esporadicamente.

É necessário ver mudanças reais no corpo, sentir a liberação dos hormônios do prazer e observar melhorias na saúde para que nosso corpo compreenda a recompensa intrínseca da prática regular de atividades físicas.

O ambiente em que vivemos é um reflexo direto de quem somos, de nossas metas e de como planejamos alcançá-las.

Aquecimento e Alongamento: Não se esqueça de aquecer antes e alongar depois dos exercícios para prevenir lesões.

Entender que a atividade física não é apenas uma tarefa a cumprir, mas sim um presente que nos oferecemos diariamente. É o primeiro passo para transformar o modo como encaramos o exercício e, consequentemente, para criar uma relação duradoura e prazerosa com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página